terça-feira, 22 de novembro de 2011

Culinária japonesa parte 1


Quando pensamos em comida japonesa logo nos vem a cabeça os famosos rolls e sushis, mas essa culinária é muito vasta e vai muito além desse famoso acompanhamento.
A comida japonesa é famosa por suas baixas calorias, é ótima para fazer dietas e controlar o peso. Afinal, quem já comeu sabe que o doce nunca é doce demais e o salgado nunca é salgado demais.
Apesar desses aperitivos serem muito famosos,na realidade, a comida consumida lá é bem diferente. É a mesma coisa de pensarem que brasileiros só comem churrasco e tomam caipirinha certo!
Vou citar uns pratos japoneses bem famosos (ou desconhecidos) consumidos realmente no pais, vamos lá!



O missoshiru (missoshiro, mas lê se com u) é um dos pratos mais consumidos por japoneses, na maioria das vezes é consumido pela manhã e é considerado vitalício para começar um dia.
Ele é feito de pasta de soja (misso) que geralmente é usado forte e salgado, cebolinha (negi) e tofu. Às vezes no restaurante ele pode vir com macarrão e também pode ser temperado com caldo de galinha.
Você pode encontrá-lo pronto em varias lojas e super mercados, tem um da marca sakura e outra que não lembro o nome. Mas não recomendo, pois tem um gosto de fermentado muito forte (é meu prato favorito *-*), prometo que passo a receita mais tarde!


Gohan, é a base da culinária japonesa. Com ele pode se preparar onigiri, sushi, rolls, temaki, doces e etc. A maioria dos japoneses utiliza uma panela elétrica de arroz para cozinha lo. 
Eu adoro comer esse arroz, mas particularmente quem nunca comeu pode não gostar. Ele é mole e duro ao mesmo tempo e não tem sal.
Você também pode encontrá-lo (ou fazê-lo ) com ervilha, cenoura e vários legumes (já vi até com  salsicha) .



Se você não pode viver sem comida japonesa e precisa desses acessórios pode visitar alguns super mercados da liberdade. Em eletrônicos eu encontrei de panelas de arroz a torradeiras da hello kitty. Mas você pode encontrar muitos talheres, pratos e tigelas por ótimos preços. (os hashis são ó R$2,00).
Locais aonde você pode encontrar acessórios e comida japonesa:
Arujá: Hortifruti Nikkei, Hiper mercado Takahashi, bazar Nippon.
Guarulhos: Hiper mercado Extra, loja omedeto, loja Japan Society(Todos localizados no shopping internacional)
Ou em qualquer lugar na rua Galvão Bueno na liberdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...